A Vitamina C é famosa no mundo inteiro por causa de seus muitos benefícios para saúde, como, por exemplo, fortalecimento do sistema imune e prevenção de doenças, ação antioxidante, produção de colágeno e proteção contra infecções e processos inflamatórios. Com certeza você já ouviu falar sobre isso, mas você conhece de verdade as vantagens de utilizar essa substância no seu dia a dia?

Descubra, a seguir, os principais benefícios da Vitamina C e quando é recomendado utilizá-la:

 

Como a Vitamina C age em nosso corpo

 

A Vitamina C é uma substância que participa de vários processos metabólicos, celulares e bioquímicos em nosso organismo, ajudando a formar outras substâncias indispensáveis para o funcionamento saudável de nosso corpo, como o colágeno, e inibindo a produção de elementos nocivos, como radicais livres.

 

Principais benefícios da Vitamina C

 

De fácil absorção pelo corpo, o consumo regular de Vitamina C possui inúmeros benefícios para nossa saúde e atua nas mais diversas áreas de nosso corpo. Porém, dentre esses benefícios, alguns se destacam:

 

Fortalecimento do sistema imune

 

A Vitamina C atua aumentando a produção de glóbulos brancos e anticorpos que, por sua vez, atuam no sistema de defesa de nosso organismo, combatendo microorganismos e estruturas estranhas.

 

Ação antioxidante

 

Funcionando como um poderoso antioxidante, a Vitamina C gera inúmeros benefícios através dessa função.

Antioxidantes agem na inibição de radicais livres e, assim, evitam diversos problemas causados por eles, como a aparição de cânceres, doenças cardíacas e processos degenerativos, além do envelhecimento precoce da pele, levando ao aparecimento de rugas e marcas de expressão.

 

Auxílio na prática de exercícios

 

Quando praticamos exercícios, principalmente os de alta intensidade, o consumo de oxigênio pelo corpo se torna insuficiente e, em consequência, há produção excessiva de radicais livres que afeta nossas células musculares e prejudica nosso desempenho nas atividades.

A Vitamina C, novamente, através de seu poder antioxidante, inibe a formação dos radicais livres evitando possíveis danos celulares.

 

Proteção contra anemia

 

Uma das principais substâncias responsáveis pela absorção de ferro, a Vitamina C também atua no aumento da biodisponibilidade de ferro não-heme — ou ferro vegetal — no organismo, se tornando poderosa na prevenção de anemias.

Acelera o processo de cicatrização

Outro importante benefício trazido pela Vitamina C é sua ação direta na proliferação e migração de fibroblastos, responsáveis pela regeneração da pele. Assim, esta vitamina contribui ativamente para o processo de cicatrização cutânea e na melhora da aparência dessas cicatrizes.

 

Combate ao estresse e melhora do humor

 

A Vitamina C tem influência direta sobre a produção de hormônios de resposta ao estresse, como o cortisol, histamina e norepinefrina, além de ser essencial, também, para a produção de neurotransmissores responsáveis pela melhora de humor e sensação de bem-estar, como a adrenalina, serotonina, noradrenalina e dopamina.

 

Formação de colágeno

 

Um de seus principais benefícios da Vitamina C é a sua participação na síntese de colágeno pelo organismo. O colágeno, por sua vez, é uma proteína de extrema importância para a saúde do corpo.

Fibras colágenas são responsáveis por evitar a ruptura de coágulos e a formação de placas nas artérias, prevenindo a ocorrência de problemas como infartos e derrames, além de reduzir o nível de colesterol no sangue.

Além disso, o colágeno ainda atua no fortalecimento dos ossos, tendões, dentes e paredes dos vasos sanguíneos e ainda atua no rejuvenescimento da pele, acelerando a renovação celular e prevenindo sinais da idade.

 

Evita problemas de visão causados pelo envelhecimento

 

Conforme envelhecemos é mais comum desenvolvermos problemas de saúde e funcionamento do corpo. Um deles é degeneração da mácula, parte da retina ocular responsável por nossa percepção de detalhes. Bons níveis de Vitamina C atuam evitando esse processo.

Estudos realizados pelo The American Journal of Clinical Nutrition concluíram que o consumo de Vitamina C ajuda a prevenir a catarata.

Além de tudo isso, a Vitamina C ainda atua contra o surgimento de infecções e processos inflamatórios, na recuperação de resfriados e gripes, na perda de peso, dentre vários outros benefícios.

 

Vitamina C e a indústria de cosméticos

 

Por causa de seus inúmeros benefícios para a pele, tanto do corpo, quanto do rosto, a Vitamina C é amplamente utilizada pela indústria de cosméticos na composição de seus produtos.

Devido a sua ação antioxidante e sua influência direta na produção de colágeno e de elastina, a Vitamina C previne o envelhecimento precoce da pele, contribuindo para renovação celular e evitando ou diminuindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, ela também atua no clareamento da pele, inibindo as primeiras etapas da formação de melanina e potencializando a ação do protetor solar, reduzindo as áreas escurecidas e uniformizando a pele.

 

Quando e como utilizar a Vitamina C no dia a dia

 

A Vitamina C faz parte do grupo de vitaminas hidrossolúveis e, assim como a maioria delas, não é armazenada pelo nosso organismo, tendo suas reservas eliminadas, aos poucos, através da urina. Sendo assim, por ser um componente indispensável para os seres humanos, é importante manter uma boa quantidade da vitamina em nosso organismo, utilizando-a sempre, seja através da alimentação ou fazendo uso de produtos que a possuam em sua composição.

Existem diversos alimentos ricos em Vitamina C que podem ser consumidos tranquilamente e com frequência. É o caso de cereais, frutas e sucos de frutas como a laranja, a acerola, o limão, o morango, o abacaxi, a manga, a goiaba e o kiwi. Também pode ser encontrada em legumes e verduras como espinafre, brócolis, couve, rúcula, couve-flor e batata-doce.

Em alguns casos, o consumo de Vitamina C através de suplementos em cápsula também é recomendado e elas podem ser consumidas diariamente. O mais indicado é a ingestão de 100 miligramas diários, mas essa quantidade pode ser maior em casos específicos como gravidez, infecções e prática de exercícios de alta intensidade.

Por fim, para quem deseja utilizar a Vitamina C para cuidar da pele, existe uma infinidade de cosméticos desenvolvidos para isso.

Porém, é preciso ter cuidado com a escolha do produto, sempre observando seus componentes e a quantidade de cada um deles, afinal, cada pele reage de um jeito.

No geral, produtos com concentrações de 5% de Vitamina C apresentam resultados efetivos e podem ser usados de uma a duas vezes por dia, associados ao protetor solar sempre que houver exposição ao sol.

Agora que você já conhece os vários benefícios da Vitamina C, não deixe de utilizá-los a seu favor. Conheça nossos produtos que contêm essa poderosa substância.